terça-feira, 18 de outubro de 2011

Paróquia São José completa 63 anos

A Paróquia São José Operário completou 63 anos. Para celebrar a data, parte da Santa Missa, celebrada pelo padre Ricardo Caricati, ocorreu em latim, para relembrar as celebrações da década de fundação.
A Igreja é hoje o símbolo de Monlevade e foi inaugurada no dia 25 de setembro de 1948. A Matriz de São José Operário foi projetada pelo arquiteto Yaro Burin no formato “V Disfarçado”, em alusão à vitória pelo fim da Guerra Mundial.
A construção da primeira igreja do município ocorreu em tempo recorde, de 1942 a 1946. Todo o material foi doado pela antiga Belgo Mineira, hoje, ArcelorMittal. O padroeiro, São José, foi escolhido por Cônego Higino de Freitas para representar os pais das famílias do município, na maioria metalúrgicos.
Dezenas de sacerdotes passaram pela Igreja São José Operário. O saudoso Cônego Higino de Freitas foi o padre que mais tempo permaneceu na paróquia, aproximadamente três décadas. Também integram a história da igreja os padres, Almir Aquino; Antônio Henrique de Albuquerque; José Maria Drehmans; Hildebrando de Freitas; Rafael Dant; Geraldo Peeter; Elder Luiz; Padre Miranda, Gustavo; Marcos; Paulo; José Marcelino e Mauro Bastos. O sacerdote Ricardo Caricati é o administrador da paróquia desde o último mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário