quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As reformas em nossa Igreja não podem parar!

As reformas dos espaços físicos, como as construções e melhorias não podem parar, e durante esses meses algumas foram feitas, como: a pintura da Igreja São José Operário; a construção das salas de catequese, a reforma do telhado e manutenção do forro com mantas térmicas na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a construção da capela do Santíssimo na Comunidade do Jacuí, a reforma do muro na comunidade do Baú. Outras serão realizadas a partir desse mês, como o acabamento das salas de catequese com forro e pintura, a construção da cozinha para equipe de promoções e barraquinhas da Igreja Nossa Senhora de Fátima, e a reforma dos vidros  e da Gruta na da Igreja São José Operário. 
Mas as reformas físicas devem ser acompanhadas das litúrgicas dentro da Igreja. Para isso está sendo organizada e articulada a Pastoral Litúrgica com a formação e organização do grupo de coroinhas, de animadores, leitores, ministros da exéquias/palavra e sacristãos. O objetivo desse trabalho é estruturar a vida celebrativa da comunidade. A aquisição de objetos litúrgicos foi feita para melhorar no aspecto visual das celebrações, e muitos outros ainda serão adquiridos.
Associado a reforma física e litúrgica está sendo reformada, também, a vida das pastorais. Para isso estamos realizando várias reuniões com o padre  e todas as pastorais e movimentos com a finalidade de dinamizar o trabalho pastoral das comunidades.  Três são as prioridades de trabalho para nossas comunidades paroquiais: a reforma e melhoria dos espaços físicos, a organização da pastoral litúrgica e a articulação das pastorais. Estas são as prioridades de trabalho para nossa Igreja de São José e Nossa Senhora de Fátima.

Reformas também na Pastoral Litúrgica! 
Qual é o seu significado?    

Nenhuma comunidade cristã vive sem a celebração da Liturgia. Por isso a Liturgia é fonte e cume das atividades da comunidade, da Igreja (cf. SC 10). 
Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. A função da Pastoral Litúrgica é organizar toda a Liturgia que acontece em uma comunidade. Por isso é preciso organiza-la em equipes. A segunda função é a sua formação, em dois níveis: a daqueles que fazem parte da Pastoral Litúrgica e a de toda a comunidade. A terceira função é a preparação propriamente dita das celebrações.
A Pastoral é o coração de toda Igreja. E para que a Pastoral Litúrgica funcione é necessário a Equipe de Liturgia. Sua principal função é a coordenação dessa pastoral. Três são as principais funções da Equipe de Liturgia: Preocupar-se com a preparação e a execução daquelas funções especiais para o bom andamento da ação litúrgica: o acolhimento, as leituras, os cantos, as preces dos fiéis, o serviço do altar, etc. Isto vale não só para as missas, mas para todas as celebrações litúrgicas: batismo, casamento, celebração da Palavra, exéquias, etc.
A Equipe de Liturgia é chamada a assumir, com o padre, tudo o que diz respeito à vida litúrgica da paróquia ou comunidade: organização, formação, planejamento, animação...
A Equipe de Liturgia é organizada em ministérios. Existem na Igreja três tipos de ministérios litúrgicos: 1) os ministérios ordenados (diácono, padre, bispo); 2) os ministérios instituídos (leitor e acólito); 3) outros ministérios (reconhecidos e/ou confiados) que vão surgindo de acordo com a vida e a necessidade de cada comunidade.
O termo “ministérios” significa “serviço”. Os vários ministérios são: a presidência da assembléia litúrgica; O serviço do diácono; O serviço de animação e a participação do povo (o “animador”); Equipe de acolhimento; Os ministros da música: salmistas, cantores, instrumentistas, o animador do canto. Leitores para a proclamação da Palavra de Deus. Ajudantes, acólitos, ministros extraordinários da comunhão eucarística. Sacristãos e zeladores. O serviço da coordenação da cerimônias (o cerimoniário). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário