quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Diário Espiritual, o Pão Nosso de cada dia

Um método acessível para o estudo e meditação da Palavra de Deus, que segue a estrutura da Lectio Divina, é o Diário Espiritual. Este método possibilita a reflexão, conhecimento e vivência desta Palavra. É um alimento espiritual, que deve ser utilizado todo dia. Como alimentamos diariamente nosso corpo, devemos também alimentar nosso espírito com o Pão da Palavra. 
Para iniciar este estudo sistemático, você precisará apenas de uma Bíblia, um caderno, uma caneta ou lápis e muita dedicação. Deve-se estabelecer um horário fixo todos os dias para dedicar-se à Palavra. Para iniciar o Diário Espiritual, pegue a sua Bíblia, começando com o Novo Testamento, e comece a ler a Primeira Carta de São João. Inicie com o capítulo I e 2. Leia com caneta ou lápis na mão. Não tenha receio de riscar, marcar sua Bíblia. Marque o que for mais significativo para você de modo que o mais importante da Palavra ressalte e chame à atenção. Isso possibilita uma leitura mais atenta e facilita a memorização. 
Mas, o Diário Espiritual não basta ler, é necessário também escrever. Pegue um caderno. Ele vai servir para ser seu Diário Espiritual. Coloque no alto da página a data e, em seguida, anote o trecho lido: IJo 1,2.
A primeira coisa e muito importante  a ser anotada todos os dias são as promessas de Deus encontradas na leitura, pois Ele as cumpre. Por isso é bom ler, riscar e anota todas contidas nos trechos lidos.
Se você reparar bem, no final do capítulo I, o versículo 9 diz: “Se reconhecermos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade.” É uma promessa esse trecho. Depois de lido, deve-se escrever no caderno. Copie  coloque a citação.
O segundo passo é anotar as ordens de Deus. Elas são para serem cumpridas. E, para cumpri-las, é necessário conhece-las. Veja um exemplo em IJo 2, 15 “Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai”. Em IJo 2, 28 há outra ordem. 
O terceiro passo é identificar e anotar os Princípios Eternos. O exemplo de um  está em IJo 1, 5. “Deus é luz e nele não há treva alguma”. Os princípios eternos são os que regem o Reino de Deus. Há um em IJo 2, 9, nos versículos 10 e 11. 
Após a leitura, identifica-se e anota-se as promessas, as ordens e os princípios eternos. Até esse momento iniciou-se o estudo da Palavra, agora vamos partir para a reflexão e traze-la para as situações concretas de nossa vida. 
O próximo passo é escrever no seu caderno respondendo 3 perguntas: 1º Qual a mensagem de Deus para mim no dia de  hoje? Ou seja, qual a mensagem de Deus para você através desse texto lido. 
2º Como posso colocar isso em prática na minha vida? Como por em prática tudo o que foi lido. 
3º Posso rezar fazendo o propósito de colocar em prática o que foi lido e refletido. Essa oração pode ser feita espontaneamente e posteriormente pode ser escrita no Diário Espiritual.
Plano de Leitura do Novo Testamento

1  1ª Carta de São João (duas vezes)
2  Evangelho de São João
3  Evangelho de São Marcos
4  As pequenas cartas de São Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicences, 1ª e 2ª Timóteo, Tito, Filêmon
5  Evangelho de São Lucas
6  Atos do Apóstolos
7  Carta aos Romanos
8  Evangelho de São Mateus
9  1ª e 2ª Carta aos Coríntios
10  Hebreus
11  Carta de São Tiago
12  1ª e 2ª Carta de São Pedro
13  2ª e 3ª Carta de São João
14  Carta de São Judas
15  Apocalipse
16 1ª Carta de São João (pela terceira vez)
17 Evangelho de São João (segunda vez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário