sexta-feira, 8 de julho de 2011

Solenidade de Corpus Chirsti

As Paróquias São José Operário e Nossa Senhora de Fátima celebraram a solenidade de Corpus Christi.  
Na Paróquia São José a Missa aconteceu às 9h da manhã, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, com benção no final da celebração. A comunidade organizou uma Campanha de cobertor e agasalho, para serem distribuídos entre as famílias mais necessitadas. 
Para o translado com o Santíssimo foi realizado um lindo tapete vermelho por todo o trajeto da procissão, sendo enfeitado com os cobertores e agasalhos arrecadados. 
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebrou a Solenidade de Corpus Christi às 18h. Os paroquianos confeccionaram tapetes artesanais para a tradicional procissão com o Santíssimo. 
A solenidade de Corpus Christi é um apelo aos discípulos de Jesus para resgatar o corpo como lugar privilegiado do encontro com Deus e com os irmãos. Corpus Christi é uma expressão latina que significa "Corpo de Cristo". A expressão dá nome à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na qual se celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Na Bélgica celebrou-se a Festa pela primeira vez por volta do ano de 1240. Duas décadas mais tarde o Papa Urbano IV, na Bula Papal Transiturus de hoc mundo, estendeu a festa a toda a Igreja, solicitando a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que até hoje são usados durante a celebração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário