terça-feira, 26 de junho de 2012

Comunidade do Jacuí celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na entrada da Comunidade do Jacuí há uma antiga gruta dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante nove dias a comunidade se reuniu para rezar o terço em honra a Nossa Senhora e realizou uma Missa celebrando o título de Nossa Senhora como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Logo após a Missa houve barraquinhas.
























Durante a Missa a comunidade fez uma homenagem ao Padre Ricardo pelo aniversário natalício que acontece no mesmo dia dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


A Comunidade São José Operário também celebrou o aniversário natalício de Padre Ricardo durante a Santa Missa, na Igreja Matriz, oferecendo bolo para todos os participantes e logo após ofereceu um delicioso almoço para a sua família e algumas lideranças da comunidade.




Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone conhecido como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

Um ícone célebre é venerado desde 1865 em Roma, na igreja de Santo Afonso, dos redentoristas, na Via Merulana. Tendo vindo da ilha de Creta e estado antes na Igreja de S. Mateus, igualmente em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1499, e do qual se contam muitos milagres e histórias.
A tipologia da Mãe de Deus da Paixão está presente no repertório da pintura bizantina desde, no mínimo, o século XII, apesar de rara. No século XV, esta composição que prefigura a paixão de Jesus, é difundida em um grande número de ícones.
Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel e Miguel , na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre (Jo19,29).
Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé. Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário