sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bispo preside Missa de abertura da Escola Diaconal

Dom Odilon celebrou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, juntamente com mais de 15 padres da Diocese, a Santa Missa de abertura da Escola Diaconal da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano. A Escola Diaconal funcionará no prédio do antigo Seminário do Bairro Vila Tanque, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em João Monlevade. Estiveram presentes os vocacionados a ordem diaconal, juntamente com seus familiares e amigos.
A Escola Diaconal tem como objetivo ser um espaço de formação para os candidatos a ordem diaconal.  Na Igreja Católica, o primeiro grau do Sacramento da Ordem, é o Diaconato. É um Sacramento conferido  para o serviço da caridade,  da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia.  A admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenha ocorrido há no mínimo 5 anos. 
Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal ("caráter") que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez "diácono", isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário